PROFESSORA ANDRÉA

sábado, 27 de abril de 2013

PREPARANDO PARA O ENEM

3° MÉDIO BÁSICO


    O Colégio Florêncio Aires todos os anos é comtemplado com a aprovação de vários  alunos tanto em vestibulares nos mais variados cursos quanto no ENEM.Para que isto aconteça o colégio tem que fazer a sua parte , em destaque temos a Prof. Andréa graduada em História que todos os anos tem a preocupação em preparar seus  alunos nas disciplinas que ministra. Segundo a Prof. o prazer de ver um aluno aprovado no vestibular reforça a satisfação do dever cumprido, junto a profissão que a mesma abraçou para ingressar os jovens no mercado de trabalho e terem uma vida melhor.






SERVIÇO DE PRETO



Filme: Serviço de Preto
Idéia original: Oidê Carvalho de Moura
Direção e Imagens: Oidê Carvalho de Moura
Atuação, Edição e Produção: Gabriel Silva.
Duração: 4 minutos e 38 segundos
Enfoque: Desconstruindo o preconceito.
Categoria: Curta-metragem.
Realização: Café Cinema – Clube da Sétima Arte – CEM Florêncio Aires
Período de Realização: Julho de 2012
Local: Porto Nacional – Tocantins - Brasil

Objetivo:

A ideia é retirar o sentido pejorativo da expressão que dá nome ao filme. Construir a partir do cinema uma nova forma de quebrar preconceitos já que uma imagem vale mais do que mil palavras. O filme também pode ser uma ótima ferramenta nas aulas de História e Cultura Africana (Lei 10.639).

Roteiro Argumentado:

Um jovem negro vai informando como é difícil ser negro, afirmando que a própria cor é carregada de termos pejorativos: cambio negro, ovelha negra, humor negro, o lado negro da força, magia negra, coisa ta preta etc. e... Serviço de preto!

Depois há um corte para entrevista de pessoas na rua. Ele as interroga: Pra voce o que é serviço de preto?

Outro corte: é uma seleção de personalidades negras da nossa história com destaque nas ciências, política, movimento social, esporte, música, dança e etc. Obama, Martin Luther King, Milton Santos, Ruth de Souza, Grande Otelo, Muhammad Ali, Daiane dos Santos, Pelé, André Rebouças, Bob Marley, Will Smith, Tigger Woods, Lewis Hamilton, Oprah, Beyoncé, Pixinguinha, James Brown, Louis Armstrong e etc. (ao fundo um blues grave, triste e profundo)

Termina as imagens e ao fundo em fade out, fundo negro a frase:

TODOS ELES FAZEM SERVIÇO DE PRETO E ISSO
VOCE NÂO PODE DEIXAR PASSAR EM BRANCO.

Mais na frente outro fade out.
Vai me dizer que você não gosta de uma GRANA PRETA?





quarta-feira, 10 de abril de 2013

1°MB - HISTÓRIA : AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA

CORREÇÃO DE ATIVIDADES

QUESTIONÁRIO:

 

  1. 1.Na América pré-colombiana havia sociedades simples e complexas, explique cada uma delas.

    RESPOSTA:
    SIMPLES: propriedade coletiva; divisão sexual do trabalho; economia de subsistência; não há classes sociais. Brasil: tupi-gurani         América do norte: Apaches, Sioux, Comanches

    COMPLEXAS: propriedade: estatal ou privada; desigualdade social (sociedade dividida em estamentos); presença do estado; produção visando o excedente.


    2.     Como estava organizada a sociedade tupi-guarani?

    RESPOSTA: 

    As mulheres eram responsáveis por cuidar da casa, pela coleta de frutos e raízes e pela agricultura, e os homens dedicavam-se à caça,à pesca, à guerra e a derrubada das matas para plantio.Homens e mulheres confeccionavam seus próprios pertences pessoais, tais como ornamentos de penas, cestas, arcos, flecha, canoas,residências e demais produtos, ocorrendo uma cumplicidade em seu trabalho.


    3.     Segundo teorias vários povos na América foram subjugados e dominados, como essas teorias explicam o fim do Império Maia.


    RESPOSTA:  Existem várias teorias para explicar o fim do Império Maia, sendo duas mais aceitas: 
    1° - Os maias foram conquistados gradualmente pelos Astecas;
    2° - Ocorreu uma epidemia (varíola), achavam que era uma punição dos deuses então cremavam os corpos.

    4.     Antes da chegada dos Incas e Astecas havia um grupo importante na Mesoamérica, os Olmecas. Quem foram os Olmecas?


     RESPOSTA:


    Além de talhar monumentos gigantescos, feitos de pedra, os olmecas também destacaram-se no artesanato de jade. Nem pedra, nem jade existiam no litoral do Golfo. Os olmecas iam buscar essas matérias-primas em regiões distantes. Como não conheciam a roda, nem possuíam animais de carga, a pedra era transportada em balsas, por via fluvial.
    A organização social dos olmecas era bastante desenvolvida. A população, espalhada pelo Império, dividia-se entre urna minoria (sacerdotes, artífices de elite), que habitava os centros cerimoniais, e a maioria do povo - camponeses - que vivia nas aldeias.

    5.     Comente sobre os sioux norte-americanos.


    RESPOSTA: 


    Também chamados de Dakotas ou Lakotas, espalhavam-se pelos estados de Dakota do Norte e do Sul, no centro-norte dos Estados Unidos. A origem do termo Sioux tem a ver com a expressão serpente por serem ótimos na guerra. As principais atividades econômicas dos Sioux giravam em torno da agricultura, onde a plantação de milho possuía expressivo destaque. Além disso, realizavam caça a animais de grande porte como os bisões. Os Sioux que são divididos em outros três grandes grupos: os Tétons,Yanktons e Santeses.

    6.     Como estava organizada a economia no império Maia?


     RESPOSTA: 


    A base da economia maia era a agricultura, principalmente de milho, feijão e tubérculos. Suas técnicas de irrigação eram muito avançadas. Praticavam o comércio de mercadorias com povos vizinhos e no interior do império.

    7.     A civilização  Astecas era constituída por uma sociedade hierarquizada. Explique.


    RESPOSTA: 


    A sociedade era hierarquizada (dividida em camadas bem definidas) e comandada por um imperador, chefe do exército. A nobreza era também formada por sacerdotes e chefes militares. Os camponeses, artesãos e trabalhadores urbanos compunham grande parte da população. Esta camada mais baixa da sociedade era obrigada a exercer um trabalho compulsório para o imperador, quando este os convocava para trabalhos em obras públicas (canais de irrigação, estradas, templos, pirâmides).


    8.     Os Incas viviam na região da Cordilheira dos Andes, tinham uma agricultura extremamente desenvolvida. Como era organizada?


    RESPOSTA: 


    O plantio era feito em terraços e já usavam a adiantada técnica das curvas de nível sendo os primeiros a usar o sistema de irrigação.

    9.     Os tupis-guaranis dividiam-se em três grupos. Quais?

    RESPOSTA: Tupinambás, Caetés e Potiguares

    10.   Na América do Norte viviam os sioux (Dakota). Qual a região que eles ocupavam?

    RESPOSTA: Ocupavam a região dos rios Mississipi e Misoure nos E.U.A

BLOG ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR FLORÊNCIO AIRES

http://blogflorencioaires.blogspot.com/

3°MB - HISTÓRIA: PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

CORREÇÃO DE ATIVIDADES: 

QUESTIONÁRIO:



1. Aponte as justificativas que explicam a entrada dos EUA na Primeira Guerra Mundial, em 1917.

RESPOSTA: Em abril de 1917 foi a vez de o continente americano ser envolvido com a entrada dos E.U.A na Tríplice Entente. Foram decisivos para isso os interesses comerciais norte-americanos na França e Inglaterra.
Antes de entrar na Primeira Guerra, os EUA apoiavam os aliados com a venda de produtos industrializados e o empréstimo de recursos financeiros. No ano de 1917, a saída da Rússia poderia garantir a vitória dos alemães e a derrota das nações apoiadas pelos norte-americanos. Dessa maneira, os Estados Unidos entraram na disputa para derrotar as potências centrais e, dessa forma, evitar os prejuízos que seriam causados com a derrota de seus aliados europeus.

2. Conforme sabemos, os preparativos da Primeira Guerra Mundial já aconteciam ao longo do século XIX. Partindo dessa premissa, responda:

a) Indique a relação existente entre o imperialismo e a deflagração da Primeira Guerra Mundial.

RESPOSTA: Entre 1871 e 1914 não ocorrera nenhum conflito que envolvesse diretamente as potências europeias. Entretanto a disputa por terras acabou contribuindo para que as relações diplomáticas entre essas nações se agravassem até que a guerra se transformasse na única solução possível ao choque de interesses desenvolvido.

b) Cite alguns dos armamentos utilizados para esse mesmo conflito e explique o impacto causado por essas armas na guerra.

RESPOSTA:  Os novos armamentos eram mais rápidos e potentes que os anteriores, bombas, minas, torpedos e armas de longo alcance traziam a possibilidade de conter um ataque inimigo antes que ele chegasse perto demais das tropas de soldados.Sendo um conflito sem precedentes, a Primeira Guerra Mundial inaugurou uma série de novos armamentos e tecnologias bélicas. Entre estas, podemos destacar o uso do lança-chamas, dos tanques de guerra, armas automáticas, bombas de efeito asfixiante e gases tóxicos. Chegando ao seu fim, a “Grande Guerra” arrebatou uma quantidade de vidas nunca antes observada.

3. Cite as principais punições impostas a Alemanha no Tratado de Versalhes

RESPOSTA:  
  • o Estado alemão perdeu parte de seus territórios, zonas de exploração mineral e seus domínios coloniais;
  • A Alemanha foi obrigada a devolver a região da Alsácia-Lorena para as mãos dos franceses;
  • Para evitar uma possível revanche e conter a mesma corrida armamentista que possibilitou a Primeira Guerra, esse mesmo tratado forçou o desarmamento alemão. O exército alemão não mais poderia ser formado através de alistamento obrigatório e suas tropas não poderiam ultrapassar o limite de 100 mil soldados;
  • A Alemanha deveria pagar cerca de 270 milhões de marcos-ouro aos países aliados.


4. Caracterize a chamada Belle Époque.

RESPOSTA: A Belle Époque (bela época em francês) foi um período de cultura cosmopolita na história da Europa que começou no final do século XIX (1871) e durou até a eclosão da Primeira Guerra Mundial em 1914. A expressão também designa o clima intelectual e artístico do período em questão. Foi uma época marcada por profundas transformações culturais que se traduziram em novos modos de pensar e viver o quotidiano. Foi considerada uma era de ouro da beleza, inovação e paz entre os países europeus. Novas invenções tornavam a vida mais fácil em todos os níveis sociais, e a cena cultural

5. Sobre os antecedentes da Primeira Guerra Mundial podemos citar a corrida armamentista. Explique o que foi.

RESPOSTA:  Vale lembrar também que no início do século XX havia uma forte concorrência comercial entre os países europeus, principalmente na disputa pelos mercados consumidores. Esta concorrência gerou vários conflitos de interesses entre as nações. Ao mesmo tempo, os países estavam empenhados numa rápida corrida armamentista, já como uma maneira de se protegerem, ou atacarem, no futuro próximo. Esta corrida bélica gerava um clima de apreensão e medo entre os países, onde um tentava se armar mais do que o outro.

6. A política de alianças caracterizou esse período formaram-se dois blocos: Tríplice Entente e Tríplice Aliança, como estavam organizadas?

RESPOSTA: 
A Tríplice Aliança: criada em 1882, era formada por A-lemanha, Império Austro-Húngaro e Itália. Mais tarde en-traram: Império Turco-Otomano (1914) e Bulgária (1915). Em maio de 1915 a Itália passou para o lado dos aliados, em razão de antigas pendências territoriais com a Áus-tria 
A Tríplice Entente: formada por Inglaterra, França e Rússia em 1906. Durante a guerra outros países aderi-am: Bélgica (1914), Sérvia (1914), Japão (1914), Itália (1915), Portugal (1915), Romênia (1916), Estados Unidos (1917), Brasil (1917)

7. Explique como foi caracterizada a guerra de trincheiras.

RESPOSTA: 
O recurso às trincheiras era uma forma de guerra já conhecida na antiguidade, mas foi somente na Primeira Guerra Mundial que ocorreu efetivamente uma Guerra de Trincheiras muito impulsionada pela invenção da metralhadora. As trincheiras eram cavadas pelos próprios soldados, possuíam cerca de 2,5 metros de profundidade e 2 metros de largura, por onde se movimentavam os combatentes. Em sua parte posterior, eram protegidas por sacos de areia, que defendiam do impacto dos tiros e dos estilhaços das bombas. À frente desses sacos de areia, estavam longas coberturas de arames farpados, algumas vezes eletrificados, que impediam a aproximação do inimigo.


8. Responda o motivo pela qual se criou a Liga das Nações?

RESPOSTA:  Liga das Nações ou Sociedade das Nações  era o nome de uma organização internacional criada em 1919 e autodissolvida em 1946, e que tinha como objetivo reunir todas as nações da Terra e, através da mediação e arbitragem entre as mesmas em uma organização, manter a paz e a ordem no mundo inteiro, evitando assim conflitos desastrosos como o da guerra que recentemente devastara a Europa.

AULA CAMPO - NUTA (NÚCLEO TOCANTINENSE DE ARQUEOLOGIA)



ESTUDANTES DO FLORÊNCIO AIRES REALIZAM VISITA
AO NÚCLEO DE ARQUEOLOGIA DA UNITINS



No dia 27 de março de 2013, estudantes do 1º ano do ensino médio sob a coordenação da professora de História Andréa Siqueira, visitaram o NUTA – Núcleo Tocantinense de Arqueologia da Universidade do Tocantins - UNITINS.
Os estudantes puderem conhecer de forma aprofundada o que é patrimônio histórico e sua importância para memória de um povo, como também o papel da ciência (Arqueologia) que estuda os vestígios históricos deixados pelo homem ao longo de sua existência. As palestras foram ministradas pelos professores Genilson Severino Nolasco e José Carlos de Oliveira Jr.
Logo após assistiram ao um vídeo de 10 minutos sobre como é realizado uma pesquisa arqueológica. No final os estudantes puderam conhecer todas as formas de vestígios arqueológicos: fósseis, objetos antigos e etc.
A visita teve como objetivo vislumbrar uma experiência de pesquisa acadêmica sobre a Pré-história, conhecer a pré-história do Tocantins e sensibilizar sobre a importância da preservação do Patrimônio Histórico.