PROFESSORA ANDRÉA

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Discalculia, sintomas, causas e tratamento

A discalculia afeta a capacidade da criança, adolescente ou adulto de compreender e manipular númerosA discalculia é um problema causado por má formação neurológica que se manifesta como uma dificuldade no aprendizado dos números. 

Essa dificuldade de aprendizagem não é causada por deficiência mental, má escolarização, déficits visuais ou auditivos, e não tem nenhuma ligação com níveis de QI e inteligência.

Crianças portadoras de discalculia são incapazes de identificar sinais matemáticos, montar operações, classificar números, entender princípios de medida, seguir sequências, compreender conceitos matemáticos, relacionar o valor de moedas entre outros.

Ladislav Kosc descreveu seis tipos de discalculia: a discalculia léxica, discalculia verbal, discalculia gráfica, discalculia operacional, discalculia practognóstica e discalculia ideognóstica.
  • Discalculia léxica: dificuldade na leitura de símbolos matemáticos;
  • Discalculia verbal: dificuldades em nomear quantidades matemáticas, números, termos e símbolos;
  • Discalculia gráfica: dificuldade na escrita de símbolos matemáticos;
  • Discalculia operacional: dificuldade na execução de operações e cálculos numéricos;
  • Discalculia practognóstica: dificuldade na enumeração, manipulação e comparação de objetos reais ou em imagens;
  • Discalculia ideognóstica: dificuldades nas operações mentais e no entendimento de conceitos matemáticos.
Para que o professor consiga detectar a discalculia em seu aluno é imprescindível que ele esteja atento à trajetória da aprendizagem desse aluno, principalmente quando ele apresentar símbolos matemáticos malformados, demonstrar incapacidade de operar com quantidades numéricas, não reconhecer os sinais das operações, apresentar dificuldades na leitura de números e não conseguir localizar espacialmente a multiplicação e a divisão. 

Caso o transtorno não seja reconhecido a tempo, pode comprometer o desenvolvimento escolar da criança, que com medo de enfrentar novas experiências de aprendizagem adota comportamentos inadequados, tornando-se agressiva, apática ou desinteressada.

O psicopedagogo é o profissional indicado no tratamento da discalculia, que é feito em parceria com a escola onde a criança estuda. Geralmente os professores desenvolvem atividades específicas com esse aluno, sem isolá-lo do restante da turma.

PROJETO: Inventar com a Diferença


Professores do CEM Florêncio Aires participam de oficina Cinema e Direitos Humanos

No dia 22 de fevereiro de 2014, no Campus da UFT - Universidade Federal do Tocantins, os professores de História do CEM Florêncio Aires , de Porto Nacional, Andréa Siqueira de Melo e Oidê Carvalho de Moura, juntamente com demais professores das escolas da rede estadual de ensino participaram de uma oficina de Cinema através do Projeto Inventar com a Diferença.
Este projeto é uma realização da UFF – Universidade Federal Fluminense, da Secretaria dos Direitos Humanos do Governo Federal , com apoio da Organização dos Países Ibero-Americanos , da Fundação Euclides da Cunha e patrocínio da Petrobrás.
Tem como objetivo a formação e acompanhamento de educadores em escolas de todo país para a realização de trabalhos audiovisuais com crianças e adolescentes em torno da temática CINEMA E DIREITOS HUMANOS. A oficina foi ministrada por Rodrigo Porelli Moura Bueno, professor de História da UFT e contou com o suporte do Coordenador do projeto no Tocantins Ariel Elias e de Joelma Paes da Universidade Federal Fluminense, coordenadora Regional Centro—Oeste/ Tocantins.
A oficina aconteceu em duas etapas, abordou História do Cinema e suas Linguagens (ângulos, enquadramentos e movimentos de câmera) e a prática. Os professores, em grupos, produziram pequenos vídeos para aprimorar a aprendizagem teórica.

Autor: Oidê Carvalho de Moura