PROFESSORA ANDRÉA

domingo, 10 de novembro de 2013

Ensaio fotográfico: Patrimônio Histórico - Porto Nacional







































































3 comentários:

  1. Unidade Escolar: CEM Professor Florêncio Aires.
    Cidade: Porto Nacional-Tocantins.
    Projeto: Revelando Memória
    Enfoque: Registro Fotográfico do Patrimônio Histórico de Porto Nacional - TO.
    Área: Humanas
    Disciplina: História
    Autores: Andréa Siqueira Melo e Oidê Carvalho de Moura
    1 - JUSTIFICATIVA:
    Porto Nacional é tombado como patrimônio histórico nacional. Uma iniciativa muito importante em se tratando da cidade que é considerada a Capital da Cultura do Tocantins e que tem nas casas, ruas e prédios antigos a evidência de sua identidade.
    Por outro lado, a falta de uma consciência de preservação do seu patrimônio histórico pode causar danos a sua rica memória e com isso negligenciar toda sua importância histórica.
    Os professores de Humanas do CEM Professor Florêncio Aires preocupados com essa possibilidade, desenvolverão uma ação pedagógica que envolva de forma lúdica e criativa a participação dos seus estudantes no resgate, preservação e divulgação do Patrimônio Histórico da cidade.
    O registro fotográfico dos elementos patrimoniais históricos da cidade foi a metodologia escolhida, expondo-os logo após, na própria escola, em outros lugares e mídias e assim isso cumprir seu objetivo educativo.
    2 - OBJETIVOS
    2.1- Registrar por meio da fotografia o Patrimônio Histórico de Porto Nacional -TO.
    2.2 – Conscientizar os estudantes para a importância da preservação do patrimônio histórico.
    2.2- Sensibilizar, resgatar, preservar e divulgar o patrimônio histórico da cidade.
    2.3 – Compreender os conceitos de memória e identidade.
    3 - METODOLOGIA
    1° Momento: A partir dos conteúdos de História do Tocantins propor aos estudantes uma aula campo de registro fotográfico do Patrimônio Histórico de Porto Nacional - TO.
    2° Momento: Orientações aos estudantes sobre o quê e como fotografar.
    3° Momento: Aula- campo com os estudantes no Centro Histórico da cidade. Execução da ação: estudantes registram ruas, prédios e casas históricas.
    4° momento: Confecção de painel das fotografias reveladas.
    5° Momento: Exposição Fotográfica nos corredores da escola.
    4 - COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
    Competência: Entender a arte fotográfica como forma de comunicação humana (linguagem) e de transformação social.
    Habilidade: Desenvolver projetos sociais que utilizem a arte fotográfica como recurso de transformação social.
    5 - CRONOGRAMA:
    Novembro de 2013.
    6 - CULMINÂNCIA
    Exposição fotográfica nos corredores do CEM Professor Florêncio Aires.

    Oide Carvalho de Moura - Professor de História e Filosofia do CEM Florencio Aires.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite. Sou Marcos Reis, advogado e historiador. Estou a desenvolver um projeto de pesquisa que, ao concluir, pretendo publicá-lo em livro e verifiquei que seu blog possui algumas imagens que me interessaram grandemente. Queria pedir sua permissão para utilizar algumas delas neste livro, reiterando que registrarei os seus créditos na publicação. Desde já, imensamente grato.

    Marcos Reis (marcosreiscriminal@gmail.com)

    ResponderExcluir
  3. Fotos magnificas mostra a verdadeira identidade dessa cidade que anda meio esquecida por sua própria população mas que e o berço da cultura de nosso estado. Grandiosa Porto Nacional este lugar que tem muito o que nos oferecer.

    ResponderExcluir