PROFESSORA ANDRÉA

quarta-feira, 10 de abril de 2013

3°MB - HISTÓRIA: PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

CORREÇÃO DE ATIVIDADES: 

QUESTIONÁRIO:



1. Aponte as justificativas que explicam a entrada dos EUA na Primeira Guerra Mundial, em 1917.

RESPOSTA: Em abril de 1917 foi a vez de o continente americano ser envolvido com a entrada dos E.U.A na Tríplice Entente. Foram decisivos para isso os interesses comerciais norte-americanos na França e Inglaterra.
Antes de entrar na Primeira Guerra, os EUA apoiavam os aliados com a venda de produtos industrializados e o empréstimo de recursos financeiros. No ano de 1917, a saída da Rússia poderia garantir a vitória dos alemães e a derrota das nações apoiadas pelos norte-americanos. Dessa maneira, os Estados Unidos entraram na disputa para derrotar as potências centrais e, dessa forma, evitar os prejuízos que seriam causados com a derrota de seus aliados europeus.

2. Conforme sabemos, os preparativos da Primeira Guerra Mundial já aconteciam ao longo do século XIX. Partindo dessa premissa, responda:

a) Indique a relação existente entre o imperialismo e a deflagração da Primeira Guerra Mundial.

RESPOSTA: Entre 1871 e 1914 não ocorrera nenhum conflito que envolvesse diretamente as potências europeias. Entretanto a disputa por terras acabou contribuindo para que as relações diplomáticas entre essas nações se agravassem até que a guerra se transformasse na única solução possível ao choque de interesses desenvolvido.

b) Cite alguns dos armamentos utilizados para esse mesmo conflito e explique o impacto causado por essas armas na guerra.

RESPOSTA:  Os novos armamentos eram mais rápidos e potentes que os anteriores, bombas, minas, torpedos e armas de longo alcance traziam a possibilidade de conter um ataque inimigo antes que ele chegasse perto demais das tropas de soldados.Sendo um conflito sem precedentes, a Primeira Guerra Mundial inaugurou uma série de novos armamentos e tecnologias bélicas. Entre estas, podemos destacar o uso do lança-chamas, dos tanques de guerra, armas automáticas, bombas de efeito asfixiante e gases tóxicos. Chegando ao seu fim, a “Grande Guerra” arrebatou uma quantidade de vidas nunca antes observada.

3. Cite as principais punições impostas a Alemanha no Tratado de Versalhes

RESPOSTA:  
  • o Estado alemão perdeu parte de seus territórios, zonas de exploração mineral e seus domínios coloniais;
  • A Alemanha foi obrigada a devolver a região da Alsácia-Lorena para as mãos dos franceses;
  • Para evitar uma possível revanche e conter a mesma corrida armamentista que possibilitou a Primeira Guerra, esse mesmo tratado forçou o desarmamento alemão. O exército alemão não mais poderia ser formado através de alistamento obrigatório e suas tropas não poderiam ultrapassar o limite de 100 mil soldados;
  • A Alemanha deveria pagar cerca de 270 milhões de marcos-ouro aos países aliados.


4. Caracterize a chamada Belle Époque.

RESPOSTA: A Belle Époque (bela época em francês) foi um período de cultura cosmopolita na história da Europa que começou no final do século XIX (1871) e durou até a eclosão da Primeira Guerra Mundial em 1914. A expressão também designa o clima intelectual e artístico do período em questão. Foi uma época marcada por profundas transformações culturais que se traduziram em novos modos de pensar e viver o quotidiano. Foi considerada uma era de ouro da beleza, inovação e paz entre os países europeus. Novas invenções tornavam a vida mais fácil em todos os níveis sociais, e a cena cultural

5. Sobre os antecedentes da Primeira Guerra Mundial podemos citar a corrida armamentista. Explique o que foi.

RESPOSTA:  Vale lembrar também que no início do século XX havia uma forte concorrência comercial entre os países europeus, principalmente na disputa pelos mercados consumidores. Esta concorrência gerou vários conflitos de interesses entre as nações. Ao mesmo tempo, os países estavam empenhados numa rápida corrida armamentista, já como uma maneira de se protegerem, ou atacarem, no futuro próximo. Esta corrida bélica gerava um clima de apreensão e medo entre os países, onde um tentava se armar mais do que o outro.

6. A política de alianças caracterizou esse período formaram-se dois blocos: Tríplice Entente e Tríplice Aliança, como estavam organizadas?

RESPOSTA: 
A Tríplice Aliança: criada em 1882, era formada por A-lemanha, Império Austro-Húngaro e Itália. Mais tarde en-traram: Império Turco-Otomano (1914) e Bulgária (1915). Em maio de 1915 a Itália passou para o lado dos aliados, em razão de antigas pendências territoriais com a Áus-tria 
A Tríplice Entente: formada por Inglaterra, França e Rússia em 1906. Durante a guerra outros países aderi-am: Bélgica (1914), Sérvia (1914), Japão (1914), Itália (1915), Portugal (1915), Romênia (1916), Estados Unidos (1917), Brasil (1917)

7. Explique como foi caracterizada a guerra de trincheiras.

RESPOSTA: 
O recurso às trincheiras era uma forma de guerra já conhecida na antiguidade, mas foi somente na Primeira Guerra Mundial que ocorreu efetivamente uma Guerra de Trincheiras muito impulsionada pela invenção da metralhadora. As trincheiras eram cavadas pelos próprios soldados, possuíam cerca de 2,5 metros de profundidade e 2 metros de largura, por onde se movimentavam os combatentes. Em sua parte posterior, eram protegidas por sacos de areia, que defendiam do impacto dos tiros e dos estilhaços das bombas. À frente desses sacos de areia, estavam longas coberturas de arames farpados, algumas vezes eletrificados, que impediam a aproximação do inimigo.


8. Responda o motivo pela qual se criou a Liga das Nações?

RESPOSTA:  Liga das Nações ou Sociedade das Nações  era o nome de uma organização internacional criada em 1919 e autodissolvida em 1946, e que tinha como objetivo reunir todas as nações da Terra e, através da mediação e arbitragem entre as mesmas em uma organização, manter a paz e a ordem no mundo inteiro, evitando assim conflitos desastrosos como o da guerra que recentemente devastara a Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário