PROFESSORA ANDRÉA

sexta-feira, 17 de maio de 2013

ATIVIDADE 3° MB – 2° BIMESTRE: CRISE DE 1929




QUESTIONÁRIO 1: 


1.            Após a Primeira Guerra Mundial, os E.U.A tornaram-se o centro da economia mundial. Explique como a guerra contribuiu para o declínio das economias europeias e fortaleceu a economia norte-america.

Resposta: As perdas humanas e materiais e o endividamento dos governos, provocado pela longa duração da guerra, debilitaram as economias europeias, enquanto os E.U.A se tornaram o principal financiador de bens para os países europeus.


2.            Explique por que a União Soviética não sofreu os efeitos da crise financeira de 1929.

Resposta:  Após a Revolução Socialista de 1917, a URSS desvinculou-se do sistema capitalista internacional, tornando-se uma economia praticamente isolada, livre da necessidade de créditos externos.


3.            Com a Crise de 1929 o governo americano criou um plano chamado New Deal. Explique como estava caracterizado esse plano de ação.

Resposta: O New Deal (cuja tradução literal em português seria "novo acordo" ou "novo trato") foi o nome dado à série de programas implementados nos Estados Unidos entre 1933 e 1937, sob o governo do Presidente Franklin Delano Roosevelt, com o objetivo de recuperar e reformar a economia norte-americana, e assistir os prejudicados pela Grande Depressão.
Itens do projeto:
- o investimento maciço em obras públicas: o governo investiu US$ 4 bilhões (valores não corrigidos pela inflação) na construção de usinas hidrelétricas, barragens, pontes, hospitais, escolas, aeroportos etc. Tais obras geraram milhões de novos empregos;
- a destruição dos estoques de gêneros agrícolas, como algodão, trigo e milho, a fim de conter a queda de seus preços;
- o controle sobre os preços e a produção, para evitar a superprodução na agricultura e na indústria;
- a diminuição da jornada de trabalho, com o objetivo de abrir novos postos. Além disso, fixou-se o salário mínimo, criaram-se o seguro-desemprego e o seguro-velhice (para os maiores de 65 anos).


4. Explique por tópicos como ocorreu a “Quebra da bolsa de Nova York” em 1929.

Resposta: Vários fatores causaram essa crise:
- Superprodução agrícola: formou-se um excedente de produção agrícola nos EUA, principalmente de trigo, que não encontrava comprador, interna ou externamente.
- Diminuição do consumo: a indústria americana cresceu muito; porém, o poder aquisitivo da população não acompanhava esse crescimento. Aumentava o número de indústrias e diminuía o de compradores. Em pouco tempo, várias delas faliram.
- Livre Mercado: cada empresário fazia o que queria e ninguém se metia.
- Quebra da Bolsa de Nova York: de 1920 a 1929, os americanos compraram ações de diversas empresas. De repente o valor das ações começaram a cair. Os investidores quiseram vender as ações, mas ninguém queria comprar. Esse quadro desastroso culminou na famosa “Quinta-Feira Negra” (24/10/1929 - dia que a Bolsa sofreu a maior baixa da história).



5. Os E.U.A foram os grandes beneficiários entre 1914 e 1920.Explique como estava os E.U.A nesse período.

Resposta: Os E.UA foram os grandes beneficiários: entre 1914 e 1920, o país foi o maior exportador mundal de armas, equipamentos de militares, remédios, alimentos, bens de consumo. No final dos anos 1920, os E.U.A estavam em plena euforia econômica. A agricultura, tida como a mais mecanizada do mundo

3 comentários: