PROFESSORA ANDRÉA

sexta-feira, 17 de maio de 2013

ATIVIDADE 3°MB - 2° BIMESTRE - REGIMES TOTALITÁRIOS




QUESTIONÁRIO 2:

1.    Com o fim da Primeira Guerra Mundial  e a Crise de 1929 surge um novo contexto os Regimes Totalitários. Explique como há a ascensão dessas formas de governo.

Resposta: Com o fim da Primeira Guerra Mundial, a Europa teve de enfrentar uma de suas piores crises econômicas. A crise, somada às possibilidades de novas revoluções populares, fez com que muitos vislumbrassem uma nova onda de instabilidade. Foi nesse momento em que novos partidos afastados do ideário liberal e contrários aos ideais de esquerda começaram a ganhar força política. De forma geral, tais partidos tentavam solucionar a crise com a instalação de um governo forte, centralizado e apoiado por um sentimento nacionalista exacerbado. Alguns governos começaram a presenciar a ascensão de regimes totalitários que, por meio de golpe ou do apoio de setores influentes, passaram a controlar o Estado. Observamos dessa forma o abandono às liberdades políticas, e as ideologias sendo enfraquecidas por um governo de caráter autoritário.

2.    Como os fascistas tomam o poder na Itália? Explique.

Resposta: O fascismo é um regime autoritário de extrema-direita desenvolvida por Benedito Mussolini, a partir de 1919 na Itália. O fascismo nasce oficialmente em 1919, em Milão, quando Mussolini funda o movimento intitulado Fascio de Combatimento, cujos integrantes, os camisas pretas (camicie nere), se opõem à classe liberal. Pretendem tomar o poder militarmente e ocupam prédios públicos e estações ferroviárias, exigindo a formação de um novo gabinete.
Mussolini é convocado para chefiar o governo do país, que atravessa profunda crise econômica, agravada por greves e manifestações de trabalhadores.
Por meio de fraudes, os fascistas conseguem maioria parlamentar.
Em seguida, Mussolini dissolve os partidos de oposição, persegue parlamentares oposicionistas e passa a governar por decretos.


3.    Qual era a situação da Itália pós- Primeira Guerra Mundial?

Resposta: Após 1918, a Itália encontrava-se numa situação crítica, apesar de pertencer ao bloco vitorioso da Primeira Guerra Mundial. Além das perdas humanas e materiais, havia a estagnação econômica e o crescimento das forças operárias de esquerda.

4.    Como se deu a ascensão do Nazismo na Alemanha?
Resposta: O presidente Paul von Hindenburg nomeou Hitler primeiro-ministro em 1933. Foi o primeiro passo para instauração de um governo ditatorial. Após a morte de Hindenburg Hitler assume a presidência, torna-se o comandante supremo das forças armadas.


5.    Quais eram as semelhanças e as divergências entre o Fascismo e o Nazismo?

Resposta: As principais semelhanças  do fascismo e nazismo foram:
- nacionalismo: exaltação do país italiano que coloca como país supremo em termos de desenvolvimento;
- cerceamento da liberdade civil: pois trata-se de um regime autoritário;
- Unipartidarismo: o único partido permitido pelo governo era o próprio partido fascista;

 As principais divergências foi que ao contrário do Fascismo no Nazismo houve o anti-semitismo e o racismo.


6.    Qual o significado do termo Nazismo e Fascismo?

Resposta: A palavra "fascismo" deriva de fascio, nome de grupos políticos ou de militância que surgiram na Itália entre fins do século XIX e começo do século XX; mas também de fasces, que nos tempos do Império Romano era um símbolo dos magistrados: um machado cujo cabo era rodeado de varas, simbolizando o poder do Estado e a unidade do povo.  O nome do Partido Nazista era "National Sozialistische Deutsche Arbeiterpartei" (N.S.D.A.P.) ou em português, Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães. O nome socialista era usado embora fosse radicamente anti-socialista ou anti-comunista no sentido que hoje é entendido o socialismo-comunismo. O termo "National Sozialistische" que em alemão dá origem a "Nazismo" era utilizado como forma de se contrapor ao termo comunismo.


7.    Como fica a Alemanha após a implantação do Nazismo?

Resposta: Sob o domínio nazista, a imprensa passou a ser controlada, os partidos de oposição deixaram de existir, os indivíduos contrários à ideologia foram presos, deportados e executados. O Estado alemão adotou uma política expansionista, militarista, racista e nacionalista.

8.    Identifique algumas das principais ideias defendidas pelo Nazismo.

Resposta: Características do Nazismo
· Totalitarismo – estado de forte direita
· Antiliberalismo – censura por parte do governo, regulamentação da economia pelo estado, limitação da liberdade individual etc.
· Militarismo – preparação militar do país para a Segunda Guerra Mundial.
· Anticomunismo – forte perseguição aos comunistas, além de profunda ligação com grupos capitalistas.
· Nacionalismo – desenvolvimento não tão ligado ao capital estrangeiro, propaganda patriótica etc.
· Racismo – pregava a supremacia da raça ariana e perseguia as raças chamadas de inferiores: negros e judeus. Os judeus também eram perseguidos devido ao exagerado nacionalismo econômico.


9.    Com a Crise de 1929 ocorreu um efeito em cadeia gerando uma grande crise econômica mundial. Em meio a essa crise houve uma exceção. Qual país não sofreu com a crise de 29 e por quê?

Resposta: Praticamente não houve nenhum abalo na União Soviética, que tratando-se de uma economia socialista, estava econômica e politicamente fechada para o mundo capitalista.

10. Qual a situação da Itália de Mussolini após a instauração do Fascismo?

Resposta: O Parlamento tornou-se um órgão sem poder, o imprensa, controlada de perto, transformou-se em porta-voz do governo, a sociedade se organizou em corporações de empregados e patrões, a economia sob a direção do Estado, deu ênfase à indústria pesada e ao setor bélico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário