PROFESSORA ANDRÉA

segunda-feira, 13 de maio de 2013

QUESTIONÁRIO 2 - GRÉCIA ANTIGA - 1° MB



ATIVIDADE DIRIGIDA- 1° MB
PROFESSORA ANDRÉA – HISTÓRIA

QUESTIONÁRIO – 2° BIMESTRE – GRÉCIA ANTIGA


1.     De economia essencialmente agrícola, os genos constituíram a base da sociedade grega. Descreva como estavam constituídos os genos.

Resposta: Eram famílias que se abrigavam em extensas terras, casas e rebanhos, escravos e bens preciosos. Essa sociedade eram famílias aristocráticas que descendiam de um antepassado comum e constituíam grupos chamados genos

2.     Em Atenas haviam três grandes grupos na sociedade. Quem era considerado cidadão em Atenas?

Resposta: Para ter cidadania, isto é, gozar de direitos políticos e possuir terras, era preciso ter pai e mãe atenienses. Em Atenas era considerado cidadão o homem livre, maior de 18 anos.

3.     Na sociedade ateniense havia grupos que eram excluídos da participação política. Quais eram esses grupos?
Resposta: A comunidade da pólis clássica, independentemente de suas divisões internas, ergueu-se sobre uma maioria excluída da participação política: as mulheres, os estrangeiros e os escravos.

4.     Comente sobre a “Escravidão em Atenas”.
Resposta: Os Escravos em Atenas eram em sua maioria prisioneiros de guerra e seus descendentes, considerados não como seres humanos dignos, mas como instrumentos vivos. Eram empregados nas mais variadas tarefas e ofícios.

5.     A sociedade ateniense  foi organizada para o mundo masculino. Qual era o papel atribuído as mulheres?

Resposta: As mulheres atenienses não podiam participar das assembleias, exercer cargos públicos, herdar bens e sair desacompanhadas.

6.     Explique como estava atribuída a educação espartana, descreva.

Resposta: A educação espartana visava à formação de bons soldados e cidadãos leais, privilegiando a preparação física e militar.

7.     É atribuída aos gregos o surgimento da democracia. Explique o que era a isonomia e a isegoria, formulada no governo de Péricles.

Resposta: Estabeleceu-se dois princípios: isonomia – igualdade de todos perante a lei e isegoria – igualdade de direito de acesso à palavra na assembleia.

8.     Descreva como ocorreu as Guerras Greco-Pérsicas e a formação da Liga de Delos.
Resposta: As Guerras Greco- Pérsicas foram travadas entre gregos e persas, formou-se a Liga de Delos onde as cidades gregas se uniram contra o invasor persa expulsando-os do território grego.

9.     Explique como iniciou a Guerra do Peloponeso e a formação da Liga do Peloponeso.

Resposta: Atenas era líder da confederação da Liga de Delos e ganhou autonomia, as outras cidades principalmente Esparta essa ideia foi combatida. Nesse contexto formou-se a Liga do Peloponeso pois os espartanos achavam que Atenas podia por em risco as alianças formadas por Esparta e outras cidades. O confronto constante entre Atenas e Esparta levou a Guerra do Peloponeso iniciada em 471 a.C. Os espartanos detinham mais habilidades militares vencem os atenienses em 404 a.C.

10.  Quais os principais filósofos gregos e suas principais ideias?

Resposta: Sócrates: defendeu que a reflexão e a virtude eram fundamentais à vida. Platão: afirmava que o real existia no plano das ideias, ao passo que as coisas concretas, perceptíveis aos sentidos, não passavam de sombras ou projeções. Aristóteles em sua teologia procurou demonstrar  racionalmente a existência de Deus, o  primeiro motor móvel, o ato puro.

2 comentários:

  1. Olá Andrea, estava pesquisando no google sobre Grécia Antiga e encontrei o seu blog que fala exatamente sobre a matéria que estou estudando,achei maravilhoso pois entendi realmente o que não entendia na minha apostila. Gostaria de saber se você tem outros questionários como este sobre; Roma Antiga e Povos Bárbaros.
    Vou deixar meu face aqui em baixo, e se você puder entre em contato comigo Obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laura Zambom, que maravilha saber que o Blog serve como uma ferramenta de estudo para muitas pessoas, o objetivo quando abri o Blog era exatamente essa. Irei postar com muito prazer um questionário que tenho sobre Império Romano, espero que sirva para seus estudos. Muito obrigada!

      Excluir