PROFESSORA ANDRÉA

quarta-feira, 10 de abril de 2013

1°MB - HISTÓRIA : AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA

CORREÇÃO DE ATIVIDADES

QUESTIONÁRIO:

 

  1. 1.Na América pré-colombiana havia sociedades simples e complexas, explique cada uma delas.

    RESPOSTA:
    SIMPLES: propriedade coletiva; divisão sexual do trabalho; economia de subsistência; não há classes sociais. Brasil: tupi-gurani         América do norte: Apaches, Sioux, Comanches

    COMPLEXAS: propriedade: estatal ou privada; desigualdade social (sociedade dividida em estamentos); presença do estado; produção visando o excedente.


    2.     Como estava organizada a sociedade tupi-guarani?

    RESPOSTA: 

    As mulheres eram responsáveis por cuidar da casa, pela coleta de frutos e raízes e pela agricultura, e os homens dedicavam-se à caça,à pesca, à guerra e a derrubada das matas para plantio.Homens e mulheres confeccionavam seus próprios pertences pessoais, tais como ornamentos de penas, cestas, arcos, flecha, canoas,residências e demais produtos, ocorrendo uma cumplicidade em seu trabalho.


    3.     Segundo teorias vários povos na América foram subjugados e dominados, como essas teorias explicam o fim do Império Maia.


    RESPOSTA:  Existem várias teorias para explicar o fim do Império Maia, sendo duas mais aceitas: 
    1° - Os maias foram conquistados gradualmente pelos Astecas;
    2° - Ocorreu uma epidemia (varíola), achavam que era uma punição dos deuses então cremavam os corpos.

    4.     Antes da chegada dos Incas e Astecas havia um grupo importante na Mesoamérica, os Olmecas. Quem foram os Olmecas?


     RESPOSTA:


    Além de talhar monumentos gigantescos, feitos de pedra, os olmecas também destacaram-se no artesanato de jade. Nem pedra, nem jade existiam no litoral do Golfo. Os olmecas iam buscar essas matérias-primas em regiões distantes. Como não conheciam a roda, nem possuíam animais de carga, a pedra era transportada em balsas, por via fluvial.
    A organização social dos olmecas era bastante desenvolvida. A população, espalhada pelo Império, dividia-se entre urna minoria (sacerdotes, artífices de elite), que habitava os centros cerimoniais, e a maioria do povo - camponeses - que vivia nas aldeias.

    5.     Comente sobre os sioux norte-americanos.


    RESPOSTA: 


    Também chamados de Dakotas ou Lakotas, espalhavam-se pelos estados de Dakota do Norte e do Sul, no centro-norte dos Estados Unidos. A origem do termo Sioux tem a ver com a expressão serpente por serem ótimos na guerra. As principais atividades econômicas dos Sioux giravam em torno da agricultura, onde a plantação de milho possuía expressivo destaque. Além disso, realizavam caça a animais de grande porte como os bisões. Os Sioux que são divididos em outros três grandes grupos: os Tétons,Yanktons e Santeses.

    6.     Como estava organizada a economia no império Maia?


     RESPOSTA: 


    A base da economia maia era a agricultura, principalmente de milho, feijão e tubérculos. Suas técnicas de irrigação eram muito avançadas. Praticavam o comércio de mercadorias com povos vizinhos e no interior do império.

    7.     A civilização  Astecas era constituída por uma sociedade hierarquizada. Explique.


    RESPOSTA: 


    A sociedade era hierarquizada (dividida em camadas bem definidas) e comandada por um imperador, chefe do exército. A nobreza era também formada por sacerdotes e chefes militares. Os camponeses, artesãos e trabalhadores urbanos compunham grande parte da população. Esta camada mais baixa da sociedade era obrigada a exercer um trabalho compulsório para o imperador, quando este os convocava para trabalhos em obras públicas (canais de irrigação, estradas, templos, pirâmides).


    8.     Os Incas viviam na região da Cordilheira dos Andes, tinham uma agricultura extremamente desenvolvida. Como era organizada?


    RESPOSTA: 


    O plantio era feito em terraços e já usavam a adiantada técnica das curvas de nível sendo os primeiros a usar o sistema de irrigação.

    9.     Os tupis-guaranis dividiam-se em três grupos. Quais?

    RESPOSTA: Tupinambás, Caetés e Potiguares

    10.   Na América do Norte viviam os sioux (Dakota). Qual a região que eles ocupavam?

    RESPOSTA: Ocupavam a região dos rios Mississipi e Misoure nos E.U.A



Nenhum comentário:

Postar um comentário