"Quanto mais me elevo, menor eu pareço aos olhos de quem não sabe voar." (Friedrich Nietzsche)
sábado, 6 de abril de 2013
OFICINA DE HISTÓRIA
COMPREENDER E ELABORAR UMA LINHA DO TEMPO
Objetivo: Compreender a ordenação, a simultaneidade e a sucessão de fatos históricos e as relações entre eles.
Um dos principais desafios dos professores de História é levar os alunos a ler e interpretar a realidade em que vivem competência que a disciplina deve desenvolver. Para isso, eles precisam localizar acontecimentos passados sem usar a decoreba de datas , conhecer a origem de situações sociais, políticas e culturais que permanecem até os dias de hoje e identificar as mudanças ocorridas no decorrer do processo histórico.
A linha do tempo é uma forma de visualizar a sequência dos eventos. Basicamente a linha do tempo é uma reta com marcos de datas.
Nesta reta são situados os fatos ocorridos no passado, distribuídos na ordem em que se sucederam.
Na linha do tempo, percebemos que muitos fatos não tem entre si uma relação de sucessão; muitos deles ocorrem simultâneamente.
Trabalho realizado com as turmas de 1° anos do ensino médio na disciplina de HISTÓRIA.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário