PROFESSORA ANDRÉA

quarta-feira, 5 de abril de 2017

ESTUDANTES DO CEM FLORÊNCIO AIRES VISITAM O NUTA



Acompanhados e coordenados pelo professor de História e Filosofia Oidê Carvalho de Moura, 51 (cinquenta e um) estudantes das turmas do primeiro ano ensino médio do CEM Professor Florêncio Aires de Porto Nacional-TO, visitaram no dia 05 de abril de 2017 (quarta-feira) o NUTA- Núcleo Tocantinense de Arqueologia, um braço da Universidade do Tocantins – UNITINS.

Os estudantes foram recepcionados pelos pesquisadores do órgão que ministraram aos visitantes esclarecedoras palestras no campo da arqueologia.

O professor José Carlos Júnior, pesquisador arqueológico na área de análise lítica aprofundou sobre a pré-História geral, pré-História do Tocantins e arqueologia, destacando como é realizado os trabalhos dos pesquisadores da área. Já o professor Genilson Nolasco, mestre em Arqueologia, detalhou aspectos da formação, cultura, localização e desafios de sobrevivência dos povos indígenas do Tocantins que vem sendo ameaçados pelo vertiginoso crescimento do agronegócio.

Após as palestras, os estudantes se dirigiram ao Museu Arqueológico, Histórico e Patrimonial do NUTA onde puderam conhecer os diversos vestígios, fósseis e artefatos tocantinenses.

O objetivo da aula-campo foi reforçar os conteúdos teóricos estudados em sala de aula promovendo o senso crítico para resgatar e valorizar a cultura do Tocantins.










































Nenhum comentário:

Postar um comentário