- Antiguidade Clássica: Grécia e Roma Antiga
Os estudantes devem estudar os legados deixados pela Grécia e Roma Antiga
para a sociedade ocidental. Segundo o professor Rogério Bonfá, da
Oficina do Estudante, é fundamental saber sobre a democracia ateniense e
conseguir falar relações com a democracia atual.
Em Roma, o estudante deve estar atento à formação dos triunviratos
(Julio Cesar, como ditador e Otavio Augusto, 1º imperador) e a sua
influência na língua, nas leis e na religião. "[É preciso] ter a noção
de senado, coisa pública e as conquistas sociais, principalmente as plebeias. Foi também durante o Império Romano que surgiu o Cristianismo", diz Nelson Santos da Silva, docente do cursinho do XI.
Era um modo de organização restrito à Europa ocidental. É necessário
entender características econômicas, políticas e sociais, lembrando que
era uma sociedade estamental, que tinha grande influência da Igreja
Católica.
Bonfá lembra que o termo "Idade Média"
associado ao feudalismo vem caindo em desuso. "Foi um período
fundamental para a formação da sociedade ocidental. Então não vale mais
chamarmos de idade do meio ou idade da escuridão, como foi cunhado pelos
renascentistas e iluministas", diz.
É importante saber como foi o impacto ocasionado pelos europeus nessas
civilizações e qual foi a influência delas na cultura ocidental como um
todo (a utilização da babata e do milho, por exemplo).
"Vale observar o conceito de mita, tipo de trabalho compulsório na América espanhola, baseado na civilização inca", diz o professor da Oficina.
Dentro do chamado "Antigo Regime", o poder era concentrado nas mãos do rei, que comandava o Estado moderno europeu -- a França era o principal Estado absolutista da Idade Moderna. É bom conhecer os principais teóricos absolutistas: Nicolau Maquiavel, Thomas Hobbes e Jacques Bossuet.
Representa a queda do absolutismo na França e na Europa. O movimento
surgiu da oposição do povo à crise social e política que tomava conta de
um sistema do qual o povo não participava. As questões podem pedir para
analisar a situação antes e depois da revolução e ideias iluministas.
"Um fato importante é a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que atribui cidadania às pessoas", diz Bonfá.
Essa era a prática econômica do absolutismo. É importante conhecer o mercantilismo para entender a lógica do Brasil colônia. A escravidão do negro africano é produto desse processo.
- Processo de independência do Brasil
Está inserido na crise do antigo sistema colonial, e dentro dela está
justamente um rompimento com a política mercantilista. Estudar período joanino e abertura dos portos em 1808.
"O conflito de interesses entre a elite colonial e a elite
metropolitana levou à independência, que teve caráter extremamente
elitista, e não popular", lembra Bonfá.
- Segundo reinado: D. Pedro 2º
Caracterizado pelo parlamentarismo às avessas e pelo ciclo do café, no Vale do Paraíba e oeste paulista (economia). Houve ainda a introdução do trabalho imigrante, Guerra do Paraguai (1864-1870) e a abolição da escravatura (1888).
- Era Vargas
Vargas chegou ao poder por meio de um golpe de Estado em 1930 e se manteve no poder durante uma ditadura, conhecida por Estado Novo
(1937-1945). O período é marcado pela centralização do Estado,
estatização de grandes meios econômicos e grande aceitação popular
(populismo).
As questões podem exigir que o candidato conceitue o golpe de 1964,
além de todo o aparelho repressivo da ditadura. Outro tema que pode ser
cobrado são: atos institucionais (principalmente AI-5), milagre econômico (durante governo Médici), surgimento do novo sindicalismo e movimento "Diretas Já" (1984).
Fonte: http://vestibular.uol.com.br/noticias/redacao/2013/08/19/guia-de-estudos-confira-10-temas-essenciais-de-historia.htm
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