PROFESSORA ANDRÉA

domingo, 13 de outubro de 2013

HISTÓRIA DO TOCANTINS - Cidades e Monumentos Históricos: Monte do Carmo

Festejos de Nossa Senhora do Rosário- Monte do Carmo
Sua história data do período do “Ciclo do ouro no Brasil”, quando aventureiros adentraram os sertões à procura das minas. 

O bandeirante Manuel de Souza Ferreira, à procura de ouro pelo Vale do Alto Tocantins, deparou com essa localidade.

Autores como Brigadeiros Lísias Augustos Rodrigues, nos relatos de Pizzarro ao referendar as “Memórias do Rio de Janeiro”, fazia menções ao Arraial do Carmo, nos anos de 1738. Porem, alguns pesquisadores datam a sua fundação de 1741 e o historiador Luis Palacin a situa em 1746. Por essa razão, ainda não se determinou com exatidão a data do surgimento do povoado de Monte do Carmo. 

Taieiras
Cronologicamente, sua história se desenvolve com maior precisão e detalhes, quando a Rainha Maria I nomeia o Padre Faustino José da Gama, em 1870, para, no Arraial do Carmo, exercer serviços religiosos.
Sediado no sopé da Serra do Carmo, Padre Gama tornou-se o mais famoso senhor, “dono de muitos escravos e lavouras”.

Na sede do município, podem ser encontrados resquícios de muros e pedras e antigos casarões em ruínas que ficam em torno da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, como testemunhos do importante povoado minerador que foi Monte do Carmo. O Distrito de Monte do Carmo foi emancipado no dia 23/10/1963, e a sua instalação aconteceu em 10/01/1964, com a nomeação do prefeito Durval da Silva R. Barros, que permaneceu até a nomeação de Ademar Pereira da Silva, em 1965.

Festa do Divino
- Festas populares

- Festa de São Sebastião (20/01)
- Festejos do Carmo (julho) - onde se festeja Nossa Senhora do Rosário, Divino Espírito do Santo e Nossa Senhora do Carmo.
- Comidas típicas - arroz sirigado e arroz com pequi, doces de caju, buriti, banana, e bolos de arroz, de mãe, amor perfeito entre outros.




Igreja de Nossa Senhora do Rosário
- Patrimônio Material

Igreja de Nossa Senhora do Rosário
Construída em 1801 pelo Sr. João Ayres da Silva, contratado pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, pelo valor de 1.200 oitavas de ouro. A igreja abriga a imagem de Nossa Senhora do Carmo.



Ruínas do Arraial do Carmo

A casa, igreja e diques que os escravos do padre Gama fizeram no sopé da Serra do Carmo. Padre Gama tinha sob seu comando cerca de 1200 escravos trabalhando na sua lavoura e no garimpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário