PROFESSORA ANDRÉA

quinta-feira, 23 de maio de 2013

DICA DE FILMES SOBRE SEGUNDA GUERRA MUNDIAL - O RESGATE DO SOLDADO RYAN

O RESGATE DO SOLDADO RYAN


• Direção: Steven Spielberg • Roteiro: Robert Rodat • Gênero: Ação/Drama/Guerra • Origem: Estados Unidos • Duração: 170 minutos • Tipo: Longa-metragem




• Sinopse: O Capitão John Miller (Tom Hanks), após desembarcar na praia de Omaha, na costa Francesa, em 6 de Junho de 1944 (o Dia D), onde perde a maioria dos seus homens, recebe a missão de resgatar com vida o soldado James Ryan, caçula de quatro irmãos, dentre os quais três morreram em combate. Porém, John não sabe se Ryan está vivo ou morto ou se foi capturado pelo inimigo, mas sai à procura do soldado levando consigo sete homens, entre eles o médico Wade (Ribisi) e um intérprete de francês e alemão, o Cabo Upham (Davies).


Saving Private Ryan (pt/br:O Resgate do Soldado Ryan) é um filme de guerra norte-americano de 1998, ambientado durante a Batalha da Normandia na Segunda Guerra Mundial. Foi dirigido por Steven Spielberg e escrito por Robert Rodat. O filme é notável pela intensidade de seus primeiros 27 minutos, que retratam a ataque costeiro na Praia de Omaha, em 6 de junho de 1944. Depois, o filme acompanha Tom Hanks como Capitão John H. Miller e sete homens (Tom Sizemore, Edward Burns, Barry Pepper, Vin Diesel, Giovanni Ribisi, Adam Goldberg e Jeremy Davies) enquanto eles procuram pelo paraquedista James Francis Ryan (Matt Damon), que é o último sobrevivente de quatro irmãos militares.

Rodat veio com a história do filme em 1994, quando viu um monumento dedicado aos quatro filhos de Agnes Allison em Port Carbon, na Pensilvânia. Os irmãos foram mortos na Guerra Civil Americana. Rodat decidiu escrever uma história similar, ambientada na Segunda Guerra Mundial. O roteiro foi enviado ao produtor Mark Gordon, que o encaminhou à Tom Hanks. Finalmente, foi entregue à Steven Spielberg, que decidiu dirigi-lo. A premissa do filme é ligeiramente baseada no caso real dos irmãos Niland.

 FONTE: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário