PROFESSORA ANDRÉA

domingo, 12 de maio de 2013

QUESTIONÁRIO 1 - GRÉCIA ANTIGA - 1°MB



CORREÇÃO DE ATIVIDADES:

Questionário 1° MB – 2° bimestre: Grécia antiga


1.  Apresente algumas características da Pólis ou cidades- Estados.

Resposta: Cada cidade e os campos ao seu redor se transformaram numa comunidade independente, com sua própria organização socioeconômica e política. Nela faziam negócios, fabricavam-se produtos e realizava-se cerimônias e ritos religiosos. Sua localização e a dificuldade de acesso contribuiu para o surgimento das pólis.

2. Como eram as sociedades de Esparta e Atenas? Quais eram as principais diferenças entre elas?

Resposta: A sociedade espartana haviam três grupos distintos: esparciatas(gozavam de todos os privilégios), periecos ( comerciantes), hilotas(trabalhadores servis). A sociedade ateniense haviam : eupátridas  (aristocracia), georgois (camponeses), demiurgos (artesãos), metecos (estrangeiros) e os escravos. As principais diferenças entre elas era que Esparta por se localizar no interior e estar próximo aos povos inimigos e constantemente queriam invadir seu território caracterizou-se pelo militarismo e Atenas por estar localizada no litoral e sofrer influência de navegadores, comerciantes e estrangeiros caracterizou-se pela cultura nas artes, filosofia e pelo comércio.

3.  Descreva como surgiram os Jogos Olímpicos.

Resposta: Os primeiros registros dos Jogos Olímpicos datam de 776 a.C. Eles eram uma homenagem a Zeus – maior divindade segundo a mitologia grega.

4. Algumas obras atribuídas a Homero relatam sobre os gregos. Explique

Resposta: Ilíada – poema épico – narra a Guerra de Troia. Enquanto Odisseia conta as aventuras do herói Odisseu em seu retorno para casa após a Guerra de Troia.

5. Descreva sobre a mitologia grega: A Guerra de Troia.

Resposta: Segundo o poeta Homero a guerra foi causada pelo rapto da princesa Helena de Troia (esposa do lendário rei Menelau), por Páris (filho do rei Príamo). Isso ocorreu quando o príncipe troiano foi a Esparta, em missão diplomática, e acabou apaixonando-se por Helena. Páris havia recebido de Afrodite a recompensa de ter a mulher mais bonita do mundo, que era Helena. O rapto deixou Menelau enfurecido, fazendo com que este organizasse um poderoso exército. O general Agamenon foi designado para comandar o ataque aos troianos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário