PROFESSORA ANDRÉA

domingo, 27 de abril de 2014

Brasil Colônia



A tela A Elevação da Cruz, de Pedro Peres (1841-1923), representa a chegada dos portugueses e o início do Brasil Colônia

A formação do Brasil contemporâneo iniciou-se com a chegada dos portugueses em terras americanas em 1500. Tal afirmação acompanha estudos historiográficos que apontam a constituição da sociedade brasileira nos processos históricos verificados durante o chamado Brasil Colônia.

Nesse sentido, os textos presentes neste canal da disciplina História do Brasil apresentam ao leitor uma abordagem dos diversos aspectos históricos do período: os métodos de administração e exploração da colônia desenvolvidos pelos portugueses, as principais riquezas extraídas pela metrópole, as tentativas de outras potências europeias de colonizar as terras controladas pelos lusitanos etc.

Outro ponto importante a ser salientado é a formação social, analisando o papel da escravidão dos africanos e indígenas na formação da população e na fundamentação da economia, bem como os impactos resultantes das formas de resistência criadas contra a exploração a que estavam submetidos.

A expansão geográfica da colônia também é de suma importância para o conhecimento da formação atual do país. Fluxos populacionais de ocupação territorial, como a pecuária ao longo do rio São Francisco ou as bandeiras pelo sertão, levaram à expansão das fronteiras coloniais para além das dimensões estipuladas no Tratado de Tordesilhas, de 1494.

A formação histórica do país conheceu ainda inúmeras rebeliões e revoltas durante o Brasil Colônia, sejam elas realizadas por pessoas que haviam nascido no continente americano ou mesmo pelos africanos escravizados, lutando pela separação de partes da colônia ou contra as formas assumidas pelo processo de colonização.

A chegada da Família Real Portuguesa à colônia no início do século XIX foi também objeto de artigos, que demonstram a importância de tal evento para o processo de Independência do Brasil.

Um comentário:

  1. O blog continua um sucesso! parabéns pelos 11 mil acessos!

    Oidê Carvalho de Moura - Professor de Filosofia e História CEM Florêncio Aires.

    ResponderExcluir