1. Sobre a origem de Roma, descreva sobre a lenda de Rômulo e Remo.
Resposta: Segundo a mitologia romana Rômulo e Remo são dois irmãos gêmeos, um
dos quais, Rômulo, foi o fundador da cidade de Roma e seu primeiro rei.
Conta a lenda, que Rômulo e Remo, eram filhos do deus grego Ares, ou
Marte seu nome latino, e da mortal Réia Sílvia (ou Rhea Silvia), filha de Numitor, rei de Alba Longa.
Amúlio, irmão do rei Numitor, deu um golpe de estado, apoderou-se da
coroa e fez de Numitor seu prisioneiro. Réia Sílvia foi confinada à
castidade, para que Numitor não viesse a ter descendência. Entretanto
Marte desposou Réia que deu a luz aos gêmeos Rômulo e Remo. Amúlio, rei
tirano, ao saber do nascimento das crianças as jogou no rio Tibre. A
correnteza os arremessou à margem do rio e foram encontrados por uma
loba, que teria os amamentado e cuidado deles até que estes foram
achados pelo pastor Fáustulo, que junto com sua esposa os criou como
filhos.
2. Na Penísula Itálica habitaram povos que deram origem a civiização romana. Qual desses povos se destaca?
Resposta: Desde o século X a.C, diversos povos latinos viviam na parte central da Península Itálica que se organizaram em pequenas comunidades e deram origem à cidade de Roma. Destacam-se os latinos assim conhecidos como sabinos, povo italiota que teve importante participação na formação do povo romano, os gauleses, e os etruscos, povo que habitou a Etrúria, atual região italiana da Toscana. Os mais antigos cultos religiosos de Roma tem influência estrusca e o alfabeto grego chegou aos romanos por intermédio dos etruscos.
3. Como estava dividida a sociedade romana durante a República? Explique como era cada uma delas.
Resposta; Haviam os escravos, eram pouco numerosos; o Senado, compunha-se de 300 membros vitalícios escolhidos escolhidos entre os cidadãos mais importantes (eram responsáveis pelas leis); as Magistraturas, que eram constituídas por mais altos funcionários da República; os Cônsules, que comandavam o exército; os Pretores, encarregados da justiça; os Censores, encarregados pelo recenseamento dos cidadãos, os Questores, encarregados da arrecadação;
4. O que era o "Tribuno da Plebe"?
Resposta: O Tribuno da Plebe dispunha de poder de veto, isto é, podia suspender a aplicação de atos dos magistrados ou de suas decisões do Senado que considerasse contrários aos interesses dos plebeus.
5. As desigualdades políticas entre patrícios e plebeus geraram muitos conflitos. Durante os movimentos sociais os plebeus conquistaram alguns direitos. Cite:
Resposta: A Lei das doze Tábuas: conjunto de leis escritas que assegurava a igualdade jurídica entre patrícios e plebeus. A Lei Canuleia: que instituiu o casamento entre plebeus e patrícios que era proibido até o ano de 445 a.C. A Lei Licínia: participação dos plebeus no consulado, e também regulamentou a exploração de terras públicas.
6. O que era o Triunvirato?
Resposta: Era o governo de três pessoas. O primeiro Triunvirato foi composto por: Pompeu, Crasso e Júlio César. O segundo Triunvirato foi composto por: Marco Antônio, Otávio e Lépido. Esse tipo de governo foi instituído após sucessivas crises durante a República.
7. Explique a expressão "Pão e Circo".
Resposta: O pão fazia referência à distribuição gratuita de cereais à população romana que ocorria no período imperial. O circo representava os espetáculos públicos, dos que faziam parte as lutas de gladiadores e as corridas de biga.
8. Como se deu a desagregação e crise do Império Romano?
Resposta: Para guarnecer as fronteiras para impedir o ataque de povos inimigos o governo gerou grandes despesas. O desequilíbrio entre receita e despesa pública provocou a desvalorização da moeda e gerou um processo inflacionário. A crise acentuou graças ao colapso do escravismo, e sua substituição pelo sistema de colonato. Ao mesmo tempo, ocorria um processo de ruralização da sociedade: as cidades se despovoaram, o comércio decaía e os metais preciosos escasseavam.
9. O que era o sistema de colonato?
Resposta: Foi um sistema de trabalho compulsório que se desenvolveu no período de desagragação do império, quando camponeses empobrecidos passaram a trabalhar como colonos nos domínios dos grandes proprietários.
10. Explique o significado das Guerras Púnicas para os romanos.
Resposta: Guerras entre Roma e Cartago travadas pelo domínio do Mediterrâneo.
A primeira Guerra Púnica (264-241 a.C.) desenrolou-se em grande parte no mar e foi começada pelos romanos para expulsar os cartagineses da Sicília, objetivo que finalmente cumpriram.
A primeira Guerra Púnica (264-241 a.C.) desenrolou-se em grande parte no mar e foi começada pelos romanos para expulsar os cartagineses da Sicília, objetivo que finalmente cumpriram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário